Tuesday, March 28, 2006

Juros

Um monte de gente reclamando dos juros, mas hoje, o Globo, muito de leve, em um gráfico, tocou no ponto que realmente devia ser discutido. A última alta de juros foi justificada pelo medo da crise na economia americana, que até agora não veio.

Os melhores analistas acharam que vinha. Lendo a Economist, parecia iminente. O FHC, na sua última entrevista Lewinsky (no Manhattan Connection), admite que não sabe por que a crise ainda não veio, e o Ricardo Amorim (disparado o melhor comentarista do programa) prevê que seja agora no final do ano.

Essa é das grandes. Há, ao mesmo tempo 1) bolha imobiliária, um dos melhores sinais de que crise vem aí, como foi no caso do Japão nos anos 80; 2) os infames déficits gêmeos (interno e externo), universalmente reconhecidos como sinônimo de "vai dar merda"; 3) a aposentadoria da geração "baby boom", que vai estourar a previdência; 4) a desvalorização chinesa, que pode ser feita com mais ou menos barbeiragem. Enquanto isso, qualquer corte de gastos é dificílimo por causa da guerra.

Agora, o que eu queria saber é: por ter esperado a crise agora, o BC deu um prejuízo agora, mas terá diminuído o prejuízo futuro? Não tenho a menor idéia, mas suspeito que ninguém tenha.

No comments: