Thursday, August 02, 2007

Movimento "Cansei"

Síntese dos dois posts perdidos sobre o movimento "Cansei":

Muita agitação em torno do movimento "Cansei", organizado por uma série de grupos de gente rica (jovens empresários da FIESP, um pessoal da OAB, etc.) e liderado por, enfim, aquele apresentador de TV, o João Dória Jr., uma espécie de Amaury Jr. sem graça.

Há grande controvérsia em torno do quão apartidário é o movimento: o Dória diz que é, as reportagens sobre a passeata que eles organizaram sugerem que, decididamente, não é: é um movimento de gente rica contra o Lula. Sobre isso, duas coisas:

1) Não há nada de errado nisso. É perfeitamente possível que alguns problemas que afligem os ricos especialmente - como o risco de sequestros, ou de desastre de avião - também afete os mais pobres, talvez mais indiretamente. Nesses casos, as propostas devem ser julgadas por seus próprios méritos, não pela origem social dos que as propõem. Não tive a impressão de que haja muitas propostas, mas, nesse caso, trata-se apenas de uma passeata de oposição, o que, naturalmente, também é legítimo.

2) Se os ricos querem, por algum motivo que me escapa, ser contra o Lula, fariam melhor em apresentar propostas que sensibilizem os pobres do que em se organizar como grupo de interesse.

O pessoal do cansei está se esforçando para perder a imagem de "golpista", "elitista", etc. O presidente da Philips hoje na Folha diz que se o Lula quiser entrar, será bem-vindo. Agora, discordo do seguinte:

" Se tivesse proposta seria um movimento partidário. Como não é partidário não pode ter proposta."

Digamos, por exemplo, que eu lance um movimento para regularizar a propriedade dos favelados (como propõe o De Soto). Eleitores do PT poderiam apoiar porque ajuda os pobres, eleitores do [espaço para ser preenchido com o nome do partido consistente defensor do capitalismo que ainda não existe] podem ficar contentes com a potencialização do capitalismo na base. O movimento teria gente de vários partidos, mas se pautaria por uma proposta concreta. Um movimento que propusesse medidas contra a corrupção, por exemplo, poderia facilmente atrair gente de várias simpatias partidárias.

O presidente da Philips argumenta que o movimento quer propor uma reflexão. Reflexão se propõe começando-a, oferecendo uma proposta para a discussão.

PS: ô nomezinho besta pra movimento.

PS2: a imagem que eu queria colocar, mas não consegui (e acabei apagando tudo por engano) era a charge do Angeli na Folha.

16 comments:

Anonymous said...

"Cansei" de tanto babaca falando asneira por aí. Esse João Dória Jr. é um tonto baba-ovo chapa-branca de entrevistados vazios e insignificantes. Só pelo movimento ter começado por ele (e por ele ter ojeriza ao Lula e idolatrar o FHC, mostrando o quão "apartidário" é o movimento), já mostra que é uma merda.

Saia pela rua e pergunte às pessoas se elas ouviram falar dessa merda. Ninguém ouviu. Por isso que esse movimento vai pra casa do caralho.

Anonymous said...

Cansei de tando babaca falando asneira por aí. Esse renegado é um tonto baba-ovo chapa-branca de chefetes de repartições aparelhadas. Só por ele te ojeriza ao FHC e idolatrar o lula mostrando o quão "apartidário" é seu pensamento, já mostra que é uma merda.

Saia pela rua e pergunte às pessoas se elas ouviram falar de mensalão, dólar na cueca, dossiê, crise aérea, juros altos, celso daniel, renan calheiros, censura e aparelhamento do estado.

É igual aos governos anteriores? Claro que é. Por isso mesmo, por coerência, ao FORA SARNEY, FORA COLLOR, FORA ITAMAR e FORA FHC deve, necessariamente, seguir-se um fora lula.

E quem discorda vá tomar no cu.
Aliás, vai vc também, naprática. Só por tomar no cu mesmo. Contra você não tenho nada, mas foda-se.

Maria said...

Eu cansei do Cansei. Eu cansei de gente riquinha revoltada. Porque vocês não vão pra Suíça? E é isso.


Bota o Angeli, pessoa, como diria Raul, tente outra vez.

Na Prática said...

Renegado, deixa os caras, cada qual é cada qual.

Vietnamês no fim do mês, como diria o japajato, ao repetir suas doces palavras senti em minha boca um suave gosto de canela e mel. E, porra, filhodaputa, quem nasce no Vietnã é vietnamita.

Paulinha, não consigo mais achar a charge, se eu achar um dia desses eu boto.

Anonymous said...

Mas eu sou outra pessoa, porra!

Anonymous said...

Pois é. O naprática fica com a canela besuntada de mel do japajato na boca e confunde tudo. Manifesto minha solidariedade ao vietnamita da palafita, barbaramente confundido comigo!

Japajato said...

Ahá, vc lembrou dessa, Na Prática! :-)

E Vietcong da ONG, se você cansou, então senta! :-))

Cara, podiam fazer pesquisa de células tronco com esse movimento Cansei: um feto "brain dead" total que nem nasceu e já foi sequestrado politicamente.

Eu simpatizo com as linhas gerais do movimento (mas não com a liderança), o problema é que só tem isso: linhas gerais que qualquer um pode usar pra fazer o que quiser.

Anonymous said...

Grande japajato, a japonesa de angola que leva o chocalho amarrado na canela!

Eu concordo contigo! A liderança é chula, pífia e depõe contra o movimento. (E o nome apresenta carência de testosterona.)

Por outro lado, a idéia é ótima! Jogar o lula na lata de lixo da história seria tudo de bom.

Anonymous said...

Sai do armário e cansei também...
Pois é meus camaradas, a "cara" do movimento já mostra o c* que tem, e quem tem, tem medo. Fiquei um bom tempo lendo sobre o movimento e o que as pessoas achavam sobre isso, quem aderia e quem não aderia, etc. e tal. Queria verificar tudo antes de falar algo. Entrei na internet e até fiz o download das propagandas do movimento para saber como elas estavam saindo na mídia... Pois foi um detalhe nelas que me chamou a atenção sobre o quão cansado deveríamos estar de pessoas que propõem algo "novo" e contratam um arquiteto famoso para a fachada e esquecem de reformar o banheiro... Vejam se encontram algo estranho no nome dados aos arquivos:
2.283.448 611420_TRIP_GORD_208x275_U.pdf
4.286.124 611421_TPM_BONE_416x275_U.pdf
2.689.854 611422_EPOCSENHOR_202x266_U.pdf
2.689.833 611422_VEJASENHOR_202x266_U.pdf
3.895.501 611423_EXAHAZUL_404x266_U.pdf
2.695.324 611424_CONT_MULH_225X310_U.pdf
4.351.127 611425_CONT_HBCO_450x310_U.pdf
4.732.665 611426_CARAS_SNH_450x310_U.pdf
3.408.783 611427_CARAS_SNH_225X310_U.pdf
3.818.763 611428_ED3_GORDA_404x266_U.pdf
2.271.518 611429_ED3_HAZUL_202X266_U.pdf

Resposta no próximo comentário

Anonymous said...

Pois é, já acharam?
Então, nada de anormal a primeira vista, mas daí você vai notar que os nomes se referem ao veículo aonde foram publicadas e uma breve descrição de como é a foto usada na propaganda, e é aí que o negócio começa a complicar. Vemos que TPM_BONE é a imagem de um homem de boné que foi veiculada na revista TPM, VEJASENHOR um senhor na foto na propaganda da revista VEJA e TRIP_GORD e ED3_GORDA mostram respectivamente o que os partidários do movimento acharam o que seria um "gordo" na foto da revista TRIP e uma "gorda" na ED3!!!!! Porque usar "gordo(a)" para definir tais fotos, se as mesmas pessoas estão tão cansadas de injustiças, falta de respeito, ética e desigualdades????
Fica a pergunta no ar para quem se habilitar a responder...

Anonymous said...

Agora é falta de ética chamar gordo de gordo? Os gordos que emagreçam, que a gente chama de magro. Cada uma...

Na Prática said...

E aí, meu povo? Japajato, é exatamente isso: com linhas gerais se faz qualquer coisa. Acho que foi o Roberto Campos que disse que, a partir de certo nível de abstração, estamos todos de acordo. Pictor, discordo do Fora Lula, mas também acho o nome meio virilmente prejudicado. Zé, entendi a indireta, pode deixar, já estou fazendo ginástica :))Gordo só se fode, mesmo.

Anonymous said...

Taí, de novo a polêmica. Como diria Roberto Carlos, o Censor, quem disse que é preciso ser magra pra ser formosa?

Anonymous said...

Puxa!!! Quantos "said" juntos!!! Será que todos resultam num só??? E quantos "fora", pra que isso? Com tantas amarguras, e iras, porque você não vai para o Paquistão??? Lá tem guerra, onde poderá mostrar os seus verdadeiros atributos, deixe o País ser vivido por pessoas decentes (apenas a população, ok) em seus lares. Revoltadinho

Anonymous said...

C tao contentes com esse pais bom pra vcs. Eu nao to! E vou brigar pra melhorar. E eu acho que as criticas de vcs eh pura inseguranca, medo de serem manipulados mais uma vez. Eu naum tenho. Se for enganacao vai aparecer mesmo, o importante eh o que eu sinto quando apoio qualquer movimento desse genero.

E nao me importa se vem de gente riquinha, pobrinha, pretinho ou branquinho. Contanto que venha de gente.

O problema do Brasil ta refletido aki nesse blog. Muita gente pra reclamar, mas soh uns pingados para agir.

Reflitam!

E se nao quiserem refletir problema de vcs, eu faco a minha parte e estou imune a qualquer critica destrutiva (escritas com raiva, medo ou emocoes do genero)

E que um dia todos nos possamos ir la na favela e dar a mao praquele inocente sem condicao sem precisar arriscar as nossas vidas.

Anonymous said...

E desculpem, eu acabei escrevendo com raiva. Mas a coisa que eu mais Cansei eh de gente reclamando dos outros. Eh muita energia jogada fora. Vamos fazer a nossa parte pessoal!
Apoiem uma ONG, passem uma mensagem, ajudem alguem que precise. Esse pais eh nosso e se ele ta ruim o agente de mudancas somos nos.

O Brasil de Todos eh nosso, e nao dos politicos.

Abs pessoal, e mais uma vez desculpem se fui ofensivo.