Monday, October 30, 2006

Alckmin

Alckmin vai ficar para a história como um candidato ruim (2.5 milhões de votos a menos no segundo turno, ninguém mais apoiando dez dias antes), mas isso não será justo: sem apoio de ninguém, chegou no segundo turno, e, se daí em diante passou vergonha, cá entre nós, ninguém apareceu para ajudar. Me parece óbvio que Serra teria perdido: quando o efeito dos escândalos passaram, Lula era fortíssimo, e Serra é pior que Alckmin em muitos aspectos (por exemplo, em debate). Talvez perdesse de menos, mas não sei bem em que isso afetaria o que quer que fosse.

Conversando com um amigo tucano ontem, chegamos à seguinte conclusão: Alckmin perdeu na primeira semana do segundo turno, quando adiou a propaganda, aceitou Garotinho, e se esqueceu de ir "pisar no barro", como dizia Covas, preferindo ir fazer conchavo com político. Quando a propaganda começou, Lula já tinha o apoio de Cabral, e quando a pesquisa dos 11 pontos saiu, os aliados começaram a debandar. Se tivesse feito tudo direito naquela semana, se segurasse a diferença ali pelos cinco pontos, a debandada não aconteceria, ou aconteceria do lado de Lula, e Alckmin teria chance. Mas seria muito difícil.

A idéia de agredir Lula no debate da Band provavelmente não teve muito efeito, mas era uma má idéia. Alckmin, no segundo turno, precisava tirar voto de Lula. Fazendo parecer que Lula era o demônio, ofendeu seus eleitores, que precisava conquistar.

No comments: