Tuesday, October 17, 2006

Datafolha - Bingo!

Como havíamos chutado desavergonhadamente, Alckmin caiu, e Lula ainda subiu pra cacete. 20 pontos de diferença é fogo, meu amigo. A não ser que a origem do dinheiro do dossiê seja dinheiro roubado de orfanato, parece que acabou. Claro, pode ser que o choque dos números desperte a campanha do Alckmin. Mas é difícil.

Não dá para comentar sem ver os dados desagregados, mas vou dizer já por que achava que Alckmin ia cair:

1) Os eleitores de Alckmin que eu conheço não falam mais de política desde o último Datafolha. Demonstram a sensação de que o debate foi o seu melhor tiro, e não arranhou o Lula. Havia meses que eu não conseguia passar um dia sem ver um tucano delirando de felicidade, e a depressão que parece ter se abatido sobre eles é notável.

2) O placar das alianças regionais é favorável a Lula: perde (e isso é péssimo) no Rio Grande e em Santa Catarina, mas Requião, Roseana, Maggi, e, principalmente, Cabral, devem ajudar a ampliar a diferença, bem como o fará campanha em Pernambuco. Repito o que já disse, para Alckmin foi ruim Serra e Aécio terem ganho no primeiro turno.

3) Havia um voto de gente que quer votar com a maioria que havia saído de Lula no final do primeiro turno, e deve voltar.

4) Na hora do vamos ver, a parte do eleitorado de Heloísa e Cristovam que tem alguma posição ideológica deve votar Lula, mesmo que, compreensivelmente, de coração pesado.

No comments: