Monday, October 02, 2006

Alckmin nos Estados

Por outro lado, se houverem ondas Frossard e Crusius, Alckmin dá um grande passo. Mas o decisivo talvez seja a entrada de Aécio e Serra na campanha. Talvez Serra já tenha transferido tudo que tinha para transferir, mas Aécio não. Problema: na terra de Azeredo, as acusações de corrupção são mais difíceis, ainda mais com a carta de FHC como testemunha de acusação.

No geral, o segundo turno nos Estados está mais favorável para Lula, a não ser que Alckmin consiga, em uma jogada ousadíssima, conquistar o PMDB. Esse é o principal problema de Alckmin. Em Estados onde Alckmin é forte, Lula terá candidatos fortes. A única situação semelhante para Alckmin é o Rio de Janeiro. Mas no Rio Heloísa Helena teve mais de 10%, e pelo menos metade disso (provavelmente mais, 60-70%) deve ir para Lula.

Por outro lado, Alckmin tem aliados disputando o segundo turno em alguns Estados do Nordeste onde Lula tem uma vantagem muito maior do que a que Alckmin tem em qualquer lugar. Não sabemos o quanto esses candidatos vão querer concorrer como anti-Lulas.

Cá entre nós, o cenário de sonhos para Alckmin seria Aécio e Serra enfrentando o PT (e ganhando, naturalmente) no segundo turno para governador.

No comments: