Tuesday, October 31, 2006

Brasil Dividido

O jornalismo brasileiro podia parar de copiar a pauta do jornalismo americano. Em toda parte, estão publicadas imagens daquele mapa do Brasil, metade vermelho, metade azul, que invariavelmente se fazem acompanhar de matérias sobre como o Brasil está dividido entre o Brasil moderno, que votou em Alckmin, e o Brasil arcaico, que votou em Lula. As matérias, na verdade, copiam mapas e reportagens semelhantes que apareceram na imprensa americana depois da última eleição presidencial (aliás, as cores também eram azul e vermelho).

Este mapa é, na verdade, uma merda de ilustração. Se um cara tiver ganho do outro por 1 voto em um determinado estado, o estado é pintado com a cor dele. Dêem uma checada nesse site, e vejam como fica o mapa se, ao invés de pintar o Estado de uma cor só, você usar tonalidades de roxo que levem em conta as porcentagens de votos azuis e vermelhos em cada Estado. O país é mais ou menos todo roxo, mais avermelhado em alguns lugares (em geral menos populosos), mais azulados em outros.

No caso do Brasil Alckmin não ganhou folgado em lugar nenhum. O que houve foi equilíbrio nos lugares mais desenvolvidos, descontado o Rio devido ao desastre do apoio de Garotinho, e uma vitória esmagadora de Lula no Nordeste.

O Brasil não está dividido: o PSDB é que não tem proposta para o Nordeste, e o câmbio de Lula o prejudicou nas áreas de agribusiness.

No comments: