Monday, October 02, 2006

Congresso

Resultados das bancadas, baseado na hipótese mais que provável de aliança PT/PMDB, e usando dados das listas publicadas na imprensa até agora, que, creio, ainda serão ajustadas com o voto de legenda.

Bancada Lula (PT/PMDB/PSB/PCdoB): 212
Bancada Alckmin (PSDB/PFL/PPS): 151
Bancada Mensalão (PP/PTB/PL): 90
PDT: 22
PV: 12

E mais um monte de pequenos partidos que juntos somam uns vinte votos (o PSOL, se não me engano, elegeu 3 deputados, o PRONA 2, etc.).

Segundo o Ex-Blog do CM, cerca de 1 em cada 3 deputados está em partidos que não cumpriram a cláusula de barreira. A informação é meio desencontrada, visto que o CM também afirma que PSB e PDT (mais ou menos) atingem a cláusula (e o 1/3 só é verdade se não passarem). De qualquer forma, a briga agora é para recrutar essa turma.

Por enquanto, não dá pra saber quem tem maioria. Por exemplo, é possível que haja fusões à esquerda e à direita que cortem as atuais alianças ao meio. Por exemplo, vejam estes dois novos partidos possíveis:

Partido brizo-socialista-verde do B (PDT+PSB+PV+PPS+PCdoB) = 98 deputados.
Partido clodovo-malufista do eu quero o meu (PP+PTB+PL+PTC+PSC) = 100 deputados.

PS: Não custa sonhar: se Lula conseguir o apoio do PMDB e do PBSVdoB, vai a 270 deputados (maioria simples) sem precisar de um só voto da Bancada Mensalão. O ideal seria atrair também o PSDB, mas, enfim.

PS2: Por outro lado: uma aliança entre o PFL e o PCMDEQOM teria 165 deputados.

No comments: