Monday, October 02, 2006

PT sobrevive

E não, o velho Bornhausen não se livrou da raça dos petistas, e, apesar da capa da Veja ter declarado, na edição que tinha a pior matéria sobre política publicada fora da Hora do Povo, que o PT "era vidro e se quebrou", alguém arrumou um belo durepox. O PT teve a maior votação para a Câmara Federal, e GANHOU dois deputados além dos oitenta e um que tinha. Até poucas semanas atrás, todas as projeções davam redução considerável de bancada.

(Há jornais dizendo que o PT caiu de 91 para 83; na verdade, a redução se deu durante a legislatura, devido à fundação do PSOL e outras defecções menores, para o PDT, por exemplo. No final da legislatura tinha 81 deputados).

Se o PT vai conseguir se emendar, não sabemos. Mas não há dúvida de que sua sobrevivência é boa para a democracia. Se foi a turma do PMDB (PSDB incluso) que implantou a nova democracia no Brasil, o PT foi fundamental para dar-lhe densidade e raízes entre os pobres. Esperemos que nos próximos anos o PT reforme seu programa e retome sua velha ética, para fazer jus a essa herança, ganhe Lula ou não.

No comments: