Monday, October 30, 2006

Lula vence (2)

Além das políticas pró-pobre, outros motivos que levaram à vitória:

1) Duas alianças fundamentais, Blairo Maggi, que diminuiu a resistência do agronegócio, e Sérgio Cabral, que acabou deixando Alckmin sem palanque no Rio. Se não tivesse acontecido mais nada, Lula teria ganho os 2% que faltaram no primeiro turno só com isso.

2) Lula colou em Alckmin a imagem de direitista. Bastaria ganhar um terço dos votos de HH e CB para ganhar, ganhou todos.

3) Lula apareceu para o debate, e, em que pese o que diz parte da imprensa, se saiu muito bem, tendo ganho pelo menos metade deles e sem perder claramente nenhum. Como mostram as pesquisas, cresceu entre os mais educados, que provavelmente achavam que Lula não ia ao debate porque era uma mula. Não tinha muito o que responder nas perguntas sobre ética, mas sempre ficou claro que, quando o assunto era políticas públicas, Lula pode estar certo ou errado, mas entende do assunto e sabe se defender. Antes Lula tinha a imagem de honesto e burro, não tem mais nenhuma das duas. Se o Olavúnculo quiser continuar chamando Lula de Apedeuta, que o faça, mas todo o seu público já sabe que é mentira.

2 comments:

Marco Aurélio said...

No seu primeiro discurso, depois da vitória, Lula disse que o Brasil mandou um recado para os companheiros da legenda da qual ele foi fundador. "Não temos o direito ético, moral e político de cometer erros daqui para frente. Não temos o direito". Será que está sendo sincero?

Um abraço

Marco Aurélio

Na Prática said...

Marco Aurélio, seja bem-vindo!

Eu acho que ele está sendo sincero no seguinte sentido: está dizendo para o PT, "Mais uma besteira e a gente cai".

Apareça!