Tuesday, October 17, 2006

Toco?

Rapaz, o resultado da pesquisa no sul e sudeste é devastador para Alckmin. Estou vendo agora no Jornal de Globo:

Lula virou no sudeste: estava meio empatado, com leve vantagem para Alckmin (por causa de SP). Agora Lula abriu, se entendi bem, 12 pontos de vantagem. Catastrófico. Se Lula tiver aberto vantagem em Minas, Aécio não se mobiliza, e Serra, a essa altura, já deve estar fazendo campanha para o Lula. Aí babau. Pouco vai importar se o Garotinho aumentar em 3% a votação do Geraldo em Cachoeiras do Macacu.

E, no Sul, onde Alckmin lavava a burra, está ganhando por apenas 6 pontos (estou fazendo conta de cabeça enquanto assisto, alguma coisa pode estar errada). Lembremos que Rigotto já apoiou Crusius (e, aparentemente, já transferiu todos os votos que tinha), e Lula não tem palanque em Santa Catarina.

E: Lula virou na faixa entre 5 e 10 salários mínimos. Alckmin só começa a ganhar a partir da turma que ganha lá seus 3 mil e muito.

Posso estar errado, mas acho que, nesse exato momento, Alckmin tem uma porcentagem só um pouco maior do que quando terminou o primeiro turno. Há um sério risco de se tornar o segundo candidato da história brasileira a ter menos votos no segundo turno (o primeiro foi um candidato a prefeito de BH).

Meio que acabou. Para Alckmin virar um sujeito pagodeiro, espada e matador, teve que virar à direita, o que lhe tirou HH e CB (e, se bobear, uma parte do PSDB). Teria que ter tido tranquilidade e ir crescendo devagar, com sua base (fortíssima) nos Estados, com o César Maia, e ir subindo dois pontinhos por semana, com a ajuda de seu incomparável aparato de mídia (que também errou o tom). Agora, se mudar de tom, se abandonar o Garotinho, ninguém mais leva a sério.

Vou ser honesto: por mais que me esforce, não consigo imaginar um cenário minimamente provável para a virada.

É só ninguém no governo fazer nenhuma merda.

Ou seja, não acabou, ainda não.

PS: uma hora dessas publicam, ou vazam, o sigilo bancário de Freud Godoy. Se não tiver nada, acabou. Se tiver, provavelmente não dá tempo de nada. Mas quem tiver tempo para ler o blog do Reinaldo Azevedo que cheque o entusiasmo da figura pela possibilidade de não deixar o Lula terminar o mandato.

1 comment:

Anonymous said...

Cara, a única coisa que deu pra notar no blog do Reinaldo Azevedo é que ele tem uma fixação Freudiana pela Marilena Chaui (Desculpas pelo trocadilho infame...), coisa de amor Platônico, sei lá. Acho que se ele admitir que ama essa mulher e queria ter um relacionamento com ela ajudaria a evoluir seu diálogo para algo mais instrutivo...