Friday, June 15, 2007

Comentário à resposta de Valter Pomar

Há pontos positivos na resposta do Pomar, se comparada à nota inicial entregue à embaixada da Venezuela, bem como ao documento inicial do PT: diz que a nota é "minimalista", o que, se entendi corretamente, quer dizer que o PT não manifesta apoio oficialmente ao conjunto da política chavista.

Mas continua cometendo o mesmo erro do Blog do Alon: não analisa o fechamento da RCTV no contexto dos desenvolvimentos recentes da política venezuelana. Chávez não se limitou a fechar a RCTV: deixou de fechar as TVs golpistas que passaram a apoiá-lo, planeja formar milícias de seus apoiadores para patrulhar as ruas, tenta suprimir os partidos menores que o apóiam, e se prepara para mudar a lei para poder governar vitaliciamente. Nada do que disse Serra sobre a ocupação da USP é remotamente tão autoritário quanto o que Chávez disse sobre as recentes manifestações estudantis.É nesse contexto que a não-renovação da concessão deve ser interpretada.

Que a oposição conservadora venezuelana, Bush, Sarney, o PFL, etc. são horrorosos, não resta dúvida. Mas isso não justifica que um governo dito de esquerda feche o espaço público. A esquerda latino-americana está retrocedendo décadas devido à sua vacilação diante de Chávez. Devemos, sim, apoiar a democracia na Venezuela e cobrar de Chávez os resultados sociais que a alta do petróleo deveriam ter proporcionado.

Ainda há quem pense que Chávez possa ser trazido para o campo da esquerda democrática. Não estamos entre eles, mas podemos estar errados. Agora, mesmo quem concorda com isso não pode achar que incentivar suas tendências autoritárias o trará para qualquer campo de que nos interesse fazer parte.

5 comments:

André said...

Falou e disse, cara. Os petistas tão fechando os olhos pra um cara que tá muito mais preocupado em aparecer do que em gerar resultados palpáveis para o seu país. Daqui a pouco cai o preço do petróleo, aí quero ver só o que ele fará.

Alguém tem alguma estatística minimamente confiável da evolução da desigualdade de renda na era Chávez? Assim poderíamos afirmar com maior certeza se o governo dele tá trabalhando pra valer ou não.

Abraços,

Anonymous said...

Falou e disse mesmo! Na Prática é a esquerda inteligente, honesta e sem retrocessos. Tem o meu respeito.

Anonymous said...

Repetindo aqui o que eu disse abaixo. O discricionarismo está não em cumprir a lei ou não, mas cumprir a lei anos depois já que na época não seria conveniente cumprí-la. Agora é conveniente fechar a RCTV por causa de um golpe passado, mas então não era? Curioso.

Anonymous said...

ô napratica, tu daria dez pra um cara que cometeu um minor slip numa prova e não prestou atenção no enunciado? Eu poderia dar 10 pra ele, mas isso seria justo com 2 outros caras que fizeram a prova 100% perfeita sem minor slips e portanto vão tirar 10 também?

Na Prática said...

Valeu galera! Dr. ABC, vou procurar os dados. Rabo de Cobra, valeu a força (Buáááááá, que emoção). Pictor, concordo com seus comentários, e, quanto ao aluno: dá um 9,9 pro cara.