Friday, June 15, 2007

Manifestação na Paulista

Blogando ao vivo da segurança do 17º andar da Av.Paulista: a molecada da USP chegou no MASP para a manifestação. Uns colegas viram o equivalente a uma quadra de PMs.

15:31 - a molecada começa a gritar mais alto. Comentário de um pop star da blogosfera brasileira aqui do lado: "quando começam a gritar alto assim, é porque vai sair briga". Pessoalmente, acho que não, os caras vão ter que ser muito doidos pra enfrentar o exército de PMs aqui em baixo.

15:36 - fui procurar notícias da manifestação no Blog da Ocupação da USP, e me deparei com uma das frases mais idiotas que já ouvi na vida, parte da programação cultural dos ocupantes: "No espaço vazio do "é proibido pisar na grama" movimentaremos nosso corpo e ocuparemos mais um espaço estéril, fertilizando-o. Futebol na grama! Várzea! ". Bom, se a alternativa for voltar para a USP para conversar com o cara que escreveu isso, talvez os moleques prefiram mesmo apanhar do choque (se valer dedo no olho).

16:00 - as motos da polícia contornam a manifestação e impedem a turma de ir para a outra pista (sentido Paraíso) da Paulista. A menina falando no carro de som, que fala absurdamente rápido, diz que o choque pode chegar a qualquer momento.

15:58: os moleques da frente da passeata se colocaram na frente dos carros da polícia que vinham na frente. Começaram a tocar uns tambores de maracatu.

15:52 - a manifestação está meio invisível. Nada nos sites do CMI, do PSTU, do PSOL, nada no UOL, uma nota no G1.

15:41 - toca uma sirene de polícia. A princípio, pode ser só avisando que os manifestantes saíram do espaçõ autorizado, mas a última porradaria aqui (na passeata contra o Bush) começou assim.

16:08 - ao final da passeata, um pipoqueiro.

16:09 - a passeata acaba de passar aqui em frente. A menina no microfone já reclamou da violência da polícia, mas não se viu nada disso nessas duas primeiras quadras. É meio claro que tem uns moleques querendo briga. Se o pau comer, aposto dez real que eles tomam uma paulada pra tirar foto e depois saem correndo deixando a galera pra polícia.

16:13: uma porrada de motoboys está exatamente atrás da passeata (e do pipoqueiro). Se eles forem pra porrada aposto neles tanto contra a turma do PSTU (fácil) quanto contra o choque.

16:20 - falando sério, agora: vamos rezar para que ninguém se machuque. Me impressionou mal a falta de bandeiras do PT e outros partidos mais moderados na manifestação, o que não quer dizer que ela não esteja partidarizada: as quatrocentas tendências da quarta internacional estão lá. Os estudantes da USP conseguiram uma vitória importante com a revogação dos decretos, esperemos que a história da ocupação não acabe com violência.

2 comments:

Anonymous said...

Celso, eu tinha ouvido que a passeata seria contra a greve, é isso mesmo? Se for, não seria muito mais fácil mandar a porrada nos fumados dos DCEs que estão fazendo a greve do que brigar com a PM? Ou será que o pessoal acha que apanhar é que é o quente e bater não tá com nada?

Fábio Pera

Na Prática said...

Fábio, a passeata era a favor da greve, mesmo. A favor de mais do que ela era, não ficou muito claro.