Monday, June 04, 2007

Marco Aurélio Garcia

Marco Aurélio Garcia foi meu professor na UNICAMP e sempre gostei muito dele, que sempre foi uma voz sensata nas discussões da política brasileira. Mas sempre teve umas imbecilidades em termos de política externa. Houve uma semana em que não tivemos aula porque ele ia à Líbia apresentar o Lula e o Kadafi, encontro que não teve qualquer consequência política a não ser queimar o filme do Lula por expô-lo ao lado de um facista.

A idéia de aproximar os países pobres é boa, mas não há dúvida de que há um tipo de proximidade diplomática que um país democrático só pode ter com o outro. Você pode ser aliado tático de quem quiser em arenas internacionais, mas não pode elogiar a política interna do cara a não ser que ele seja um democrata (ou, em alguns casos, alguém tentando reformar um sistema autoritário).

Pois bem: ontem o MAG me fez a merda de dizer que o Chávez fechar a RCTV foi perfeitamente legítima, e legal. Legal talvez tenha sido, mas o que quer dizer "legal" quando o presidente tem controle político do judiciário? Houve um ponto, durante a falência da antiga TV Manchete, que a CUT pensou em comprá-la. Dizia-se que não havia o menor risco do Ministério aprovar. Seria prerrogativa do ministério recusar, pela lei. Mas alguém duvida de que seria um atentado à democracia?

Enfim, triste episódio na biografia de Marco Aurélio Garcia, do PT, que tem se comportado de maneira absolutamente pusilânime diante de Chávez (o que é muito, muito pior do que as acusações de corrupção até agora comprovadas), do PSOL (bom, se bem que desse era o que se esperava, mesmo), enfim.

No comments: