Tuesday, June 12, 2007

Deleuze no RG

O nosso correspondente oficial na Deleuzolândia, o Renato Gimenes, fez outro post bem bacana sobre o cara, recomendo que leiam inteiro. Mas não posso deixar de citar o trecho em que o Deleuze fala das primeiras férias remuneradas a que tiveram direito os operários franceses:

"Eu vi uma pessoa vendo o mar pela primeira vez na vida e é esplêndido! Era uma menina da região de Limousin que estava conosco e que viu o mar pela primeira vez. Se existe alguma coisa inimaginável quando nunca se o viu, esta coisa é o mar. A gente pode imaginar que seja grandioso, infinito, mas tudo isso perde a força quando se vê o mar. Aquela menina ficou umas quatro ou cinco horas diante do mar, completamente abobalhada, e não se cansava de ver um espetáculo tão sublime, tão grandioso! Então, na praia de Deauville, que sempre tinha sido exclusiva dos burgueses, como se fosse propriedade deles, de repente, chega o povo das férias remuneradas... Pessoas que nunca tinham visto o mar. E foi fantástico. Se o ódio entre as classes tem algum sentido são palavras como as que dizia a minha mãe — que, no entanto, era uma mulher fabulosa —, sobre a impossibilidade de se freqüentar uma praia em que havia gente como aquela. Foi muito duro. Acho que eles, os burgueses, nunca esqueceram. Maio de 68 não foi nada perto disso."



Além do post, vale a recomendação do Renato para o site O Estrangeiro, que me parece especializado nessas coisas bacanas de francês maluco.

No comments: