Tuesday, June 12, 2007

Islã Secular





Na série: "Ainda há esperança"

Um grupo de intelectuais seculares muçulmanos (sim, os há) lançou um manifesto por uma nova era de iluminismo no Islã. Certo, a notícia é tão boa que parece ser mentira, mas não. Não se trata de idolatrar os caras, mas leiam e vejam que é preciso ter coragem pra fazer um negócio desses. Faço questão de traduzir o documento do encontro, a Declaração de São Petersburgo, abaixo. Quem quiser ver o vídeo da leitura do manifesto, é só clicar aí em cima.

DECLARAÇÃO DE SÃO PETERSBURGO

Publicada pelos delegados da Conferência Islã Secular, sem St. Petersburgo, Flórida, em 5 de Março de 2007.


Somos muçulmanos seculares, e pessoas seculares em sociedades muçulmanas. Somos crentes, céticos e não-crentes, reunidos por um grande combate, não entre o Ocidente e o Islã, mas entre os livres e os não-livres.

Afirmamos a liberdade inviolável da consciência individual. Acreditamos na igualdade de todas as pessoas humanas. Insistimos na separação entre Igreja e Estado e na observância dos direitos humanos universais.

Encontramos tradições de liberdade, racionalidade e tolerância nas ricas histórias das sociedades pré-islâmicas e islâmicas. Esses valores não pertencem ao Ocidente ou ao Oriente; eles são a herança comum da humanidade.

Não vemos colonialismo, racismo, ou a chamada "Islamofobia" em submeter as práticas Islâmicas à análise crítica ou à condenação quando elas violam a razão ou os direitos humanos.

Convocamos os governos do mundo a:

- Rejeitar a lei da Sharia, as cortes fatwa, o governo clerical, e a religião imposta pelo Estado em todas as suas formas.

- Se opor a todas as penas contra a blasfêmia e a apostasia, de acordo com o Artigo 18 da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

- Eliminar as práticas, como a circuncisão feminina, os assassinatos pela honra, a imposição de véus, ou os casamentos forçados, que promovem a opressão das mulheres.

- Proteger minorias sexuais e de gênero da perseguição e da violência.

- Reformar a educação sectária que ensina a intolerância e racismo contra os não-mulçulmanos.

- E promover uma esfera pública aberta na qual todos os problemas podem ser discutidos sem coerção ou intimidação.

Exigimos a libertação do Islã do cativeiro das ambições totalitárias de homens famintos pelo poder e das estruturas rígidas da ortodoxia.

Conclamamos acadêmicos e pensadores de toda parte a embarcar sem medo no exame das origens e fontes do Islã, e a promulgar os ideais da livre investigação científica e espiritual, através da tradução e publicação através das culturas, bem como da mídia de massa.

Dizemos aos muçulmanos crentes: há um futuro nobre para o Islã como fé pessoal, não como doutrina política;

Para os Cristãos, Judeus,Budistas, Hindus, Baha'is, e todos os membros de comunidades de fé não-muçulmana: estamos a seu lado como cidadãos livres e iguais;

E para não-crentes: defendemos sua liberdade irrestrita para questionar e divergir.

Antes de sermos membros da Umma, do Corpo de Cristo, ou do Povo Escolhido, somos todos membros da comunidade de consciência, as pessoas que devem escolher por si mesmas.

Assinam a Declaração:

Ayaan Hirsi Ali
Magdi Allam
Mithal Al-Alusi
Shaker Al-Nabulsi
Nonie Darwish
Afshin Ellian
Tawfik Hamid
Shahriar Kabir
Hasan Mahmud
Wafa Sultan
Amir Taheri
Ibn Warraq
Manda Zand Ervin
Banafsheh Zand-Bonazzi

3 comments:

QVINTVS FABIVS PICTOR said...

CANALHAS!!! Vocês ficam dando trela pra esses chavistas do mídia-sem-máscara, para cocaleiros bolivarianos e narcosocialistas de dce, vejam o que aconteceu: um desses encostos descobriu meu blog!

I HOLD YOU GUYS RESPONSIBLE, ok? Quando o diabo me perguntar "vc tem alguém pra recomendar para uma eternal membership do nosso club?" vou lembrar que vocês, sim vocês, com essa mania de bater palma pra maluco dançar conduziram uma dessas infames criaturas ao meu blog! DOWN pra vcs, UP THE IRONS!

Agora vou ler o post. Mas já vou perguntando, o Islã teve um Iluminismo?!?! Pode ser que eles não tenham sido obscurantistas, mas daí a ter tido um Iluminismo eu já acho demais.

abraços.
não. Abraços não. Vão dar meia hora de bunda porque o meu blog era encosto-free e agora tem um narcocaleiro chavista do PSTU comentando merda lá!

QVINTVS FABIVS PICTOR said...

Agora li o post. Esses caras são muito machos. Nem sei se dão a bunda por aí, mas mesmo que a dêem, ainda assim eu digo que são machos!

Na Prática said...

QUAQUAQUAQUAQUAQUAQUAQUA